Menu fechado

Ferramentas e modos de utilização de Redes Sociais

Confira nossas 3 Dicas para passar em qualquer concurso. Clique Aqui!

Prestando concurso público? Confira nossas apostilas disponíveis! Clique aqui!

Ferramentas e modos de utilização de Redes Sociais

Uma rede social é uma ferramenta online ou via Web muito parecida com o que temos no mundo real, composta por um site que reúne pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua permeabilidade, possibilitando relacionamentos sem uma hierarquia ou subordinação entre os participantes. Sua principal característica está na facilidade de interagir com as pessoas, bem como romper estes laços a qualquer tempo, como na vida real.

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (LinkedIn) prática conhecida como networking, redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social (o reconhecimento que os indivíduos obtêm na rede social).

Existem também as redes sociais “particulares”, onde somente os membros de uma determinada instituição podem participar, muito adotadas por empresas como ferramenta de colaboração entre os seus funcionários, fornecedores e clientes, criando assim um portal corporativo.

Ultimamente as redes sociais vêm incorporando cada vez mais recursos, muitos deles até já conhecidos pelos usuários: Chat (conversa em tempo real), Jogos (ex.: Fazendinha), Vídeos, Grupos de discussão ou Fóruns

(troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo, destinado a promover debates). E mais recentemente, a migração destas redes sociais para os telefones celulares (SmartPhones) através da instalação de aplicativos, de modo que o usuário fique seduzido a estar conectado e participando o tempo todo.

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

Mídia social é a mesma coisa que rede social?

Não! As mídias sociais são os canais ou meios de propagação de conteúdo gerado nos mais diferentes formatos. Por exemplo: Youtube! Ele não é uma rede social e sim uma mídia social, um meio de transmitir informações via vídeo e de acesso de todos.

Como as redes sociais ganham dinheiro?

Essa é uma pergunta muito comum de vocês alunos! Na verdade é como criar abelhas! Você quer ter abelhas, então faça um jardim bonito e com flores atraentes! Assim são os sites como Facebook ou twitter…cria-se uma plataforma web com uma idéia interessante e deixe as pessoas ou instituições se relacionarem dentro dela de modo gratuito, pois o conteúdo será gerado pelas próprias pessoas que manterão esta plataforma sempre ativa. Quando o número de pessoas reunidas neste local aumenta, oferece-se a possibilidade anunciar produtos a estas pessoas..tipo: O facebook tem cerca de 500 mil acesso por hora, daí a equipe de marketing do Facebook vai até a Coca-Cola e diz: E aí, quer mostrar seu produto para 500 mil pessoas por hora…Quem não quer! E o melhor, existem sistemas de métricas e classificação, para direcionar produtos e serviços de acordo com suas preferências apontadas no seu perfil e nos seus relacionamentos.

As redes sociais são um problema?

Como ainda são novidade e não sabemos ao certo o efeito das redes sociais ao longo dos anos, pois só sabemos e vemos o impacto imediato na sociedade (no começo tudo é muito bacana!!!), as redes sociais podem ser de grande valia, mas podem causar problemas que não existiam antes ou até mesmo intensificar problemas que já existiam, principalmente no que tange a privacidade e alterações psicológicas.

Vou citar alguns exemplos para ilustrar: Algumas empresas antes de contratar um novo funcionário, vasculham todas as suas informações nas redes sociais a fim de pegar mentiras e comportamentos considerados indevidos.

Aumentam os casos de Bullyng (atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos) entre adolescentes que usam as redes sociais, recentemente uma menina de 12 anos foi condenada nos EUA por perseguição a outra colega de escola, mesmo com a limitação de idade para ter uma conta no Facebook, que é de 13 anos, de acordo com um novo levantamento, dos 20 milhões de menores que usam o Facebook, 7,5 milhões tem menos de 13 anos, e 5 milhões são menores de 10 anos de idade.

Confira nossas 3 Dicas para passar em qualquer concurso. Clique Aqui!

Prestando concurso público? Confira nossas apostilas disponíveis! Clique aqui!

Muitas pessoas reclamam de estresse gerado por ter de controlar e atender a todas as solicitações nas redes sociais, convites para jogos, propagandas e eventos, atrapalhando assim a produtividade no trabalho e estudo.

Resumo das principais redes sociais

Twitter

Rede social com maior crescimento nos últimos tempos. É um serviço relativamente novo, pois foi criado em 2006 e pode ser acessado a partir da URL twitter.com. Esse serviço difere das outras redes por tratar de um serviço de microblogging, onde os usuários criam contas e postam textos de até 140 caracteres (também conhecidos como tweets, daí o termo “tweetar”,ou seja, postar um texto).Os usuários, além de terem sua página depostagens, podem “seguir” outros usuários, recebendo por meio do site, ou de telefonia celular, através do serviço SMS, as atualizações dos usuários seguidos, e é desta forma que se estabelece a rede social.

Facebook

Serviço criado em 2004. Inicialmente era restrito aos estudantes da Universidade de Harvard, agregando posteriormente outras universidades, e, em 2006, aberto a todos os usuários da Internet com idade mínima de 13 anos. Hoje em dia é a maior rede social da internet, tendo ultrapassado, no final de 2009, 400 milhões de usuários. Os usuários, quando criam contas no Facebook podem se juntar através de redes específicas, como as de faculdades, regiões, empresas etc. O Facebook foi uma das primeiras redes sociais a incluírem games on-line em seus serviços, hoje comum em várias redes, e o jogo Farmville, em que o usuário administra uma fazenda, é o mais acessado. Entre as ferramentas mais utilizadas, está a postagem de fotos pelos usuários em suas contas, o que também torna o facebook o site com a maior quantidade de postagens de fotos na internet, com um fluxo de cerca de 250 milhões de fotos publicadas por mês.

Orkut

Já foi a rede social com maior número de usuários no Brasil (e cada vez menos utilizado no mundo, tendo 1/5 dos usuários do Facebook, por exemplo), é um serviço da empresa Google Ink, e foi criado em 2004, inicialmente como rede restrita aos funcionários do Google e logo em seguida aberta para todos os usuários da internet maiores de 18 anos. Até gosto/2008 era operado a partir da Califórnia/EUA, e hoje em dia é sediado no Brasil, devido a grande quantidade de usuários no país e problemas legais que estes usuários possam ter com a justiça do Brasil. A relação entre os usuários se dá por adicionar contatos ou através de comunidades de temas em comum. A ferramenta Google Talk, um comunicador instantâneo que o Google disponibilizava para seu serviço de e-mail (Gmail), desde 2008 está também integrada ao Orkut.

Myspace

Serviço criado em 2003, é a maior rede social nos EUA, e segunda maior do mundo (atrás do Facebook), e é estruturada a partir de criação de perfis com fotos, blog e vídeos. Uma das principais diferenças do MySpace para outras redes sociais, é que as páginas podem ser visualizadas também por usuários não cadastrados no site. (serviço também disponível no Twitter). A possibilidade de disponibilizar arquivos de áudio no formato MP3, tornou este o principal serviço do MySpace, com vários artistas tornando seu perfil do MySpace sua página oficial.

Linkedin

É uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003.É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. Em Novembro de 2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas. Em 3 de Novembro de 2011, Linkedin possuía mais de 135 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e territórios. O site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, romano, russo, turco e japonês. O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e em quem confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário Linkedin ou não) para tornar-se uma conexão. Esta lista de conexões pode então ser usada de vários modos: – Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro grau e assim por diante facilitam o conhecimento de profissionais através de seus contatos mútuos. – Isso pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos. – Os empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.

– Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

Sonico

É um site criado na Argentina, oferecendo o serviço de rede social disponível publicamente, direcionado ao público latino-americano. Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos, gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do YouTube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos. Possui algumas funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa. Após um rápido crescimento inicial com a adesão de milhões de usuários, sendo a maioria do Brasil, os acessos ao Sonico caíram consideravelmente.

Fonte: Professor Roberto Andrade

VEJA: Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais

Vídeo(s):

 

Ferramentas e modos de utilização de Redes Sociais

Originally posted 2018-07-31 08:56:47. Republished by Blog Post Promoter

Confira nossas 3 Dicas para passar em qualquer concurso. Clique Aqui!

Prestando concurso público? Confira nossas apostilas disponíveis! Clique aqui!

Publicado em:Informática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: