Menu fechado

Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação

Estudando para um concurso público? Veja nossas apostilas disponíveis!

Apostilas opção são boas? veja este artigo sobre.

Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação

Introdução

A organização didática do processo de ensino-aprendizagem passa por três momentos importantes: o planejamento, a execução e a avaliação. Como processo, esses momentos sempre se apresentam inacabados, incompletos, imperfeitos, flexíveis e abertos a novas reformulações e contribuições dos professores e dos próprios alunos, com a finalidade de aperfeiçoá-los de maneira continua e permanente à luz das teorias mais contemporâneas. Como processo, esses momentos também se apresentam interligados uns ao outros, sendo difícil identificarem onde termina um para dar lugar ao outro e vice-versa. Há execução e avaliação enquanto se planeja; há planejamento e avaliação enquanto se executa; há planejamento e execução enquanto se avalia. No texto pretendemos estudar o Planejamento, deixando claro que separar o planejamento dos demais momentos da organização didática do processo, apenas
responde a uma questão metodológica para seu melhor tratamento.

O autor canadense Clermont Gauthier (1998), tem identificado dois dos momentos mais importantes na organização do processo de ensino-aprendizagem e, a sua vez, as três etapas nas quais cada um deles se divide:

1. A Gestão da Matéria
a) Planejamento da Gestão da Matéria
b) Gestão da Matéria no Processo de Interação com os Alunos
c) Avaliação da fase de Gestão da Matéria

2. A Gestão da Classe
a) Planejamento da Gestão da Classe
b) Gestão da Classe no Processo de Interação com os Alunos
c) Avaliação da fase de Gestão da Classe

A função pedagógica da Gestão da Matéria diz respeito a todos os enunciados relativos ao planejamento, ao ensino e à avaliação de uma disciplina, de uma unidade, de uma aula ou de parte de uma aula. Dessa maneira, a Gestão da Matéria trata do ensino dos conteúdos e prevê o conjunto das operações de que o professor faz uso para levar os alunos a aprenderem esses conteúdos.

A Gestão da Classe, por sua vez, consiste num conjunto de regras e de disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem. Segundo Gauthier et. al. (1998), o grau de ordem na sala varia em função dos desvios verificados em relação com o programa de ação implantada nesse espaço. A ordem é necessária, mas nem por isso é garantia absoluta para a aprendizagem e para o bom êxito escolar. Pode existir ordem num espaço escolar e, ao mesmo tempo, certo número de alunos não estarem aprendendo com a qualidade requerida. Dessa maneira, a definição da ordem varia segundo as atividades propostas,
a estratégia escolhida, o tempo disponível, a organização do espaço e dos recursos, “assim como em função do padrão de comunicação privilegiado” (GAUTHIER ET. AL., 1998, p. 240).

Estudando para um concurso público? Veja nossas apostilas disponíveis!

Apostilas opção são boas? veja este artigo sobre.

Sendo assim, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem se dá pelo planejamento, Gestão e Avaliação da Matéria e da Classe. Se comparada essa classificação por etapas do autor canadense, com as fases do Programa de Ensino, propostas pelas pesquisadoras brasileiras Flávia Maria Sant’anna et. al. (1998),

poderíamos identificar a etapa de planejamento com a de preparação; 2 a etapa de Gestão com a de desenvolvimento, 3 em quanto que a etapa de aperfeiçoamento, 4 se corresponde com a etapa de avaliação.

O Conteúdo completo pode ser encontrado nesse pdf gratuito, bons estudos: >>PDF<<

Texto escrito por Roberto Valdés Puentes PPGED – UFU

VEJA: A didática e o processo de ensino e aprendizagem

Vídeo(s)

 

Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação

Estudando para um concurso público? Veja nossas apostilas disponíveis!

Apostilas opção são boas? veja este artigo sobre.

Publicado em:Educação e Pedagogia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *