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Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação

Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação

Introdução

A organização didática do processo de ensino-aprendizagem passa por três momentos importantes: o planejamento, a execução e a avaliação. Como processo, esses momentos sempre se apresentam inacabados, incompletos, imperfeitos, flexíveis e abertos a novas reformulações e contribuições dos professores e dos próprios alunos, com a finalidade de aperfeiçoá-los de maneira continua e permanente à luz das teorias mais contemporâneas. Como processo, esses momentos também se apresentam interligados uns ao outros, sendo difícil identificarem onde termina um para dar lugar ao outro e vice-versa. Há execução e avaliação enquanto se planeja; há planejamento e avaliação enquanto se executa; há planejamento e execução enquanto se avalia. No texto pretendemos estudar o Planejamento, deixando claro que separar o planejamento dos demais momentos da organização didática do processo, apenas
responde a uma questão metodológica para seu melhor tratamento.

O autor canadense Clermont Gauthier (1998), tem identificado dois dos momentos mais importantes na organização do processo de ensino-aprendizagem e, a sua vez, as três etapas nas quais cada um deles se divide:

1. A Gestão da Matéria
a) Planejamento da Gestão da Matéria
b) Gestão da Matéria no Processo de Interação com os Alunos
c) Avaliação da fase de Gestão da Matéria

2. A Gestão da Classe
a) Planejamento da Gestão da Classe
b) Gestão da Classe no Processo de Interação com os Alunos
c) Avaliação da fase de Gestão da Classe

A função pedagógica da Gestão da Matéria diz respeito a todos os enunciados relativos ao planejamento, ao ensino e à avaliação de uma disciplina, de uma unidade, de uma aula ou de parte de uma aula. Dessa maneira, a Gestão da Matéria trata do ensino dos conteúdos e prevê o conjunto das operações de que o professor faz uso para levar os alunos a aprenderem esses conteúdos.

A Gestão da Classe, por sua vez, consiste num conjunto de regras e de disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem. Segundo Gauthier et. al. (1998), o grau de ordem na sala varia em função dos desvios verificados em relação com o programa de ação implantada nesse espaço. A ordem é necessária, mas nem por isso é garantia absoluta para a aprendizagem e para o bom êxito escolar. Pode existir ordem num espaço escolar e, ao mesmo tempo, certo número de alunos não estarem aprendendo com a qualidade requerida. Dessa maneira, a definição da ordem varia segundo as atividades propostas,
a estratégia escolhida, o tempo disponível, a organização do espaço e dos recursos, “assim como em função do padrão de comunicação privilegiado” (GAUTHIER ET. AL., 1998, p. 240).

Sendo assim, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem se dá pelo planejamento, Gestão e Avaliação da Matéria e da Classe. Se comparada essa classificação por etapas do autor canadense, com as fases do Programa de Ensino, propostas pelas pesquisadoras brasileiras Flávia Maria Sant’anna et. al. (1998),

poderíamos identificar a etapa de planejamento com a de preparação; 2 a etapa de Gestão com a de desenvolvimento, 3 em quanto que a etapa de aperfeiçoamento, 4 se corresponde com a etapa de avaliação.

O Conteúdo completo pode ser encontrado nesse pdf gratuito, bons estudos: >>PDF<<

Texto escrito por Roberto Valdés Puentes PPGED – UFU

VEJA: A didática e o processo de ensino e aprendizagem

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